Batido de Dióspiro, Banana e Alperce

 

Batido de Dióspiro, Banana e Alperce

fruit-veg

Dióspiros são frutos estranhos. Que raio de fruta é que se parece com um tomate? Se bem que os tomates também são frutas… Bom, ainda assim, dióspiros são esquisitos. São moles e têm uma textura estranha. A primeira vez que provei achei nojento. Quando era miúdo dava-me vómitos só de pensar naquela textura.

Esta estranha fruta vermelha é particularmente rica em taninos, especialmente a variedade dyospiros kaki (mais conhecida na europa por Caqui/Kaki), daí a sua adstringência. Por outras palavras, quando comes um destes dióspiros à dentada antes de amadurecer, parece que lambeste as patas do teu cão e depois esfregaste os dentes com folhas de videira. Hmmm… Talvez não seja o melhor exemplo. Vamos passar à frente.

ft231a_2A espécie de dióspiro adstringente mais comum é a variedade japonesa hachyia. Infelizmente esta é a única variedade dispon04persimmon_smível aqui na Noruega, mas não é isso que me impede de comer dióspiros. Depois de propriamente amadurecida, a fruta adquire um sabor bastante doce e uma textura cremosa. O truque é comprar uma boa quantidade e deixar amadurecer perto de outras frutas durante vários dias.

persimmon-fuyu-transJá em Portugal a variedade comercializada mais comum é o dióspiro fuyu, também de origem japonesa. É uma uma das espécies considerada não-adstringente, portanto é possível que muita gente nunca tenha experênciado a sensação que referi acima. Contrariamente à variedade hachyia, esta perde a sua adstringência bastante mais rapidamente e por isso é comestível mesmo que o fruto não esteja completamente maduro.

Dióspiros são uma excelente fonte de fibra, manganésio (não confundir com magnésio!), ferro, betacaroteno e vitamina C, para além de uma colecção de fitoquímicos e os já referidos taninos (que aparentam possuir propriedade anticarcinogénicas e antimutagénicas).

img_0159kisame-hoshigaki-kisame-hoshigaki-18899318-640-480E se isto não fossem já razões suficientes para enfardares de dióspiros quando estão em época, no Japão esta fruta é também bastante popular na sua forma desidratada. Além disso dá-se pelo nome de hoshigaki! Coisa que não tem piada nenhuma se não fores fã de Naruto

 

Ingredientes:

3 Dióspiros

2 Bananas congeladas

2 Chávenas de Leite de Soja

8 Alperces secos (pré-demolhados)

Mão cheia de Couve de folha (Kale)

Instruções:

  • Triturar todos os ingredientes, menos a couve;
  • Despejar metade do batido em dois copos, jarros, ou onde queiras servir;
  • Triturar o resto do batido com a couve;
  • Despejar em cima do resto da mistura;
    • Podes utilizar granola ou qualquer coisa no meio para separar as duas cores, ou podes simplesmente verter devagar para dentro do copo, com a ajuda da parte de trás de uma colher, ou algo assim;
    • Se ’tás-te a cagar para as cores, tritura tudo junto e ’tá safo;

persimmon-smoothie1

Segue-nos nas Redes Sociais!

E carrega nessas Cenas Verdes!

captura-de-ecra%cc%83-2016-12-07-as-14-05-19

Breakdown Calórico:

(1 Serviço é metade da receita)

Azul – 80% Hidratos

Vermelho – 10% Gordura

Verde – 10% Proteína

Ajuda IMENSO se comentares ou partilhares esta receita 🙂

Sugestão: Servir com granola e pepitas de cacau puro

 

1 thought on “Batido de Dióspiro, Banana e Alperce

  1. Responder

    […] aqui falar das propriedades mágicas do dióspiro, também conhecido por caqui, mas já fiz isso nesta publicação. Hoje vou falar sobre tartes, ou tortas, para os meus leitores […]

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Scroll to top
%d bloggers like this: