Guacamole

 

Guacamole

Cortar o abacate ao meio – remover o caroço – remover a casca – esmagar = guacamole. É quase tão simples como isto. O abacate é uma fruta estranha. Enquanto a maior parte das frutas são maioritariamente constituídas por hidratos de carbono, os abacates são extremamente ricos em gordura. Para além de afectar a textura da fruta, isto é algo que se manifesta especialmente no sabor. Quando eu era miúdo, um amigo meu tinha um abacateiro no quintal. Lembro-me que ele adorava a fruta e comia-a com açúcar e mel. Eu nunca experimentei. E também já não vou a tempo de experimentar, pois mel está fora do meu cardápio. Mas foi uma combinação que sempre me pareceu muito estranha. Aliás, sempre achei estranho fruta com açúcar. Foi quando comecei a interessar-me mais por frutas e vegetais que resolvi dar uma hipótese ao abacate. Aliás, agora pensando bem, eu nem me lembro de ter provado abacate antes de começar a estudar na Escola de Hotelaria.

As Propriedades

O abacate é uma fruta extremamente rica, contendo mais de 20 vitaminas e minerais diferentes. Apenas 100 gr. desta fruta podem conter 26% VDR de Vitamina K, 20% VDR de Ácido Fólico, 17% VDR de Vitamina C, 14% VDR de Potássio, 14% VDR de Vitamina B5 e B6 e 10% VDR de Vitamina E, entre muitos outros. Isto tudo em apenas 160 kcal, 2 gr. de proteína, 9 gr. de hidratos de carbono (dos quais 7 são fibra!) e 15 gr. de gorduras saudáveis. Nada mau, para ovos de dragão.

A Ciência

Bananas são normalmente referidas como o Santo Graal do potássio, mas os abacates apresentam mais potássio por grama do que as bananas – 100 gr. de abacate equivalem a 14% VDR, enquanto que 100 gr. de bananas equivalem a 10% VDR. O potássio parece estar ligado a uma redução da pressão arterial e protecção contra doenças cardiovasculares.  É verdade que 77% das calorias do abacate são gordura, mas é gordura da boa! Esta fruta altamente calórica é muito rica em ácido oleico, um ácido gordo monoinsaturado, também presente no azeite, que tem apresentado efeitos benéficos em genes ligados ao cancro.  Outros estudos mostram ainda que abacates podem reduzir significativamente o colesterol total, reduzir os triglicerídos no sangue em mais de 20%, reduzir o colesterol LDL em mais de 22% e aumentar o HDL em mais de 11%Além disso, pessoas que comem abacates tendem mesmo a ser mais saudáveis!

A Guacamole

Hoje sou um grande fã desta magnífica fruta. Gosto de barrar no pão e comer com pimenta preta e orégãos, de cortar aos cubos e meter por cima de uma taça de feijão com arroz, de fazer sandes de abacate e hummus, ou, acima de tudo, de fazer guacamole para os meus burritos.

Ingredientes:

1 Abacate
1 Tomate maduro
1/2 Pimento Vermelho
1 Limão
1 Dente de Alho ou Alho em Pó
1 Malagueta Vermelha ou Sriracha
Flor-de-sal
Pimenta Preta
Grãos de Mostarda em pó (opcional)
Coentros picados

Instrucções:

  • Lava o abacate e corta-o ao meio;
    • Porquê lavar o abacate se não vais utilizar a casca? Porque a casca pode estar cheia de m*rda e tu vais cortar a casca e o abacate com a mesma faca, certo?
  • Remove o caroço;
    • Não te armes em campeão e tentes remover o caroço com o abacate na mão, a não ser que tenhas um ou dois dedos que não te façam falta;
    • Crava o gume da faca (não a ponta!) no caroço e roda a faca horizontalmente, no sentido dos ponteiros do relógio… ou ao contrário… não faz diferença nenhuma;
    • Voilà – agora tens o caroço preso à faca, separado do abacate;
    • Não removas com a mão, simplesmente pressiona-o contra a tábua, na lateral;
    • Qualquer dúvida, olha para as imagens abaixo;

guacamole 1

  • Com uma colher, separa a polpa do abacate da casca;
  • Esmaga o abacate com um garfo;
  • Corta o limão ao meio e espreme o sumo de metade;
  • Pica o dente de alho, pimento vermelho, malagueta (com ou sem sementes, depende do teu gosto pessoal) tomate e coentros;
  • Junta tudo ao abacate, juntamente com os condimentos e mistura bem;

guacamole 2

  • Guacamole + Nachos + Burritos = Fiesta;

  guacamole 3

  guacamole 4  guacamole 5

Breakdown Calórico:

(1 Serviço é 1 Colher de Sopa ~ 20 gr.)

Azul – 30% Hidratos

Vermelho – 64% Gordura

Verde – 6% Proteína

 

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Scroll to top
%d bloggers like this: