Marmelos Assados

Marmelos Assados

“Como é que eu hei de, como é que eu hei de me ir embora? Com as perninhas todas à mostra e os marmelinhos quase de fora?”

– Nel Monteiro

Origem

O marmeleiro é o único membro do tipo Cydonia na família Rosaceae. As variedades mais comuns de marmelo são a Gamboa e a Gigante de Vranja. São frutas altamente ricas em taninos, pectinas e também excelentes fontes de vitamina C. Apesar de não ser muito exigente no que toca ao desenvolvimento, o marmeleiro dá-se melhor em invernos longos e verões quentes, mas adapta-se a vários tipos de solo. É uma árvore de fácil manutenção e bastante resistente à seca, não tolerando mesmo excesso de água. Algo que não é de admirar, para uma árvores originária da Ásia Central e norte do Irão.

Ao que parece já os gregos eram grandes fãs de marmelada… ou de marmelos vá… juro que não estava a tentar ser irónico agora. As referências a esta fruta datam de há mais de 4000 anos antes do nascimento do menino Jesus. O original, não o Jorge Fernando Pinheiro.

Mas que belo marmelo

Na Grécia Antiga, o fruto era utilizado para curar várias infecções de estômago e de pele. Era também uma das frutas mais utilizadas como oferenda aos deuses, devido ao ser perfume peculiar. Na verdade eu acho é que a malta provava aquela m*rda crua e depois resolvia oferecer aos deuses – “Hmmmm, mas que belo marmelo, tão cheiroso. F*da-se, mas isto é horrível! Parece que lambi uma tábua cheia de farpas e limpei a língua com uma saca de serrapilheira! Acho que Deméter vai ter uma oferenda esta noite…”

Na Cozinha

marmelos 1A época de colheita desta fruta espetacular é relativamente curta e ocorre, normalmente, durante o Outono, no emisfério norte. Em Portugal costuma ser de Setembro a Novembro, antes das primeiras geadas.

O marmelo é uma das poucas frutas comestíveis que não é assim lá muito apreciada na sua forma crua, pelo menos em Portugal. Espero que em parte nenhuma do mundo. Man, a sério, se gostas de marmelo cru, tens problemas.

A polpa do marmelo é extremamente rija e amarga e, por isso, é normalmente comido cozido, assado ou, maioritariamente por esse mundo fora, em marmelada.

Infelizmente a receita que hoje vos trago, não é marmelada. Digo infelizmente porque realmente é algo que adoro e nmarmelos 2ormalmente as marmeladas vendidas nos supermercados estão carregadas de açúcares refinados. Sim, é verdade que existem algumas versões light. Mas light significa substituir o açúcar por montes de adoçantes artificiais. Assim sendo, gostaria muito de desenvolver uma versão saudável da marmelada, mas como muitos de vocês sabem, eu vivo na Noruega. O marmelo não é muita fruta muito abundante por estas bandas. Para além de ser muito difícil de encontrar, é extremamente caro. Para além disso, são sempre importados da Turquia e, como toda a fruta que vem para a Noruega, extremamente verdes. O sabor não tem nada de semelhante à nossa gamboa portuguesa.

A marmelada vai ter mesmo de ficar para quando voltar para Portugal, mas por hoje podem ficar com uma receita também ela bastante saborosa, saudável e um excelente acompanhamento para o pequeno-almoço e outros pratos de inverno 🙂

Marmelos Assados

Ingredientes:

4 Marmelos
1 Colher de Chá de Cardamomo moído
1/2 Colher de Chá de Gengibre em pó
1/4 de Colher de Chá de Cravinho moído
1 Colher de Chá de Canela moída
1 Colher de Sopa de Melaço de Cana
Pitada de Noz-moscada
Sumo de Limão

Instrucções:

  • Descascar os marmelos, retirar as sementes, cortar em gomos (oitavos) e meter em água com sumo de limão;
  • Retirar da água e envolver bem nas especiarias;
  • Envolver o melaço;
  • Levar ao forno a 180ºC durante cerca de 15/20 minutos ou até estarem tenros;
  • Servir quente ou deixar arrefecer e refrigerar num recipiente fechado;

marmelos 3

Segue-nos nas Redes Sociais!

E carrega nessas Cenas Verdes!

marmelos 4 marmelos 5

Breakdown Calórico:

(A receita completa é um serviço)

Azul – 95% Hidratos

Vermelho – 2% Gordura

Verde – 3% Proteína

 

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Scroll to top
%d bloggers like this: