Papas de Aveia

 

Papas de Aveia

Papas de aveia é daquelas m*rdas que toda a gente sabe cozinhar. Ou pelo menos eu achava que sim, mas a verdade é que os meus amigos passam a vida a pedir-me dicas para as coisas mais simples. Como é que eu preparo a minha aveia, é uma das perguntas que mais oiço.

É de pequenino…

aveia 1Quando eu era miúdo adorava cereais. Tal como já referi nesta publicação, eu era moço para despachar quase um pacote de cada vez. Mas outra coisa que também adorava era Nestum. Nestum de chocolate, Nestum de mel, mas especialmente Nestum de arroz.

aveia 2O que é engraçado, no meio desta história, é que eu nunca me lembro de ter ouvido falar sobre aveia, quando era criança. Nunca alguém chegou ao pé de mim e disse-me “Prova lá esta aveiazinha da boa! É um espetáculo!”. Não, tanto quanto eu sabia, Chocapic e Nestum era para a malta mais nova e Farinha 33 ou Farinha Amparo era para os velhos. A minha bisavó (ou avó velhota, como eu chamava) até costumava fazer papas de maizena, coisa que nunca provei.

Acho que nunca tinha ouvido falar de papas de aveia até aos meus 18 ou 19 anos, que foi quando comecei a fazer desporto. Antes disso, acho que aveia, para mim, era só um cereal que utilizavam em géis de banho.

Não me lembro ao certo da primeira vez que comi aveia, nem tão pouco de como a preparei, mas lembro-me que não gostei. Tinha uma textura estranha, pouco sabor, era enjoativo e fazia bolo na boca.

É de pequenino que se torce o pepino. E teria sido bem mais fácil se alguém me tivesse ensinado a gostar de aveia mais cedo.

Todo o santo dia

Também não me lembro ao certo de quando é que comecei a gostar de aveia, mas tenho a certeza de que foi preciso alguma força de vontade. Lembro-me de me ter obrigado a comer muita coisa de que não gostava em prol da minha saúde (tanto física como mental). Ter deixado de ser o gajo da esquerda, para passar a ser o gajo da direita no espaço de um ano, pediu alguns sacrifícios. Especialmente para um preguiçoso que nunca tinha feito desporto na vida.

aveia 3

Hoje, nos dias que correm, sou super-fã de aveia. Eu costumo dizer que papas de aveia é o prato mais constante da minha dieta. É muito raro o dia que não como papas de aveia em alguma refeição. Pela manhã, à tarde ou à noite, antes do treino ou depois do treino, papas de aveia é uma daquelas coisas que me deixa feliz.

Ingredientes:

1 Chávena de Flocos de Aveia (sem glúten, se preferires)
2 Chávenas de Água (ou leite vegetal)
1 Banana Madura
1 Colher de Sopa de Melaço de Cana
5 ou 6 Meias Nozes
2 ou 3 Castanhas do Pará
1 Colher de Sopa de Sementes de Abóbora
1 Colher de Sopa de Sementes de Linhaça moídas
1/2 Colher de Chá de Baunilha em pó
1/2 Colher de Chá de Canela
1/2 Colher de Chá de Açafrão-das-índias (turmeric)
Pitada de Flor-de-sal

Instruções:

  • Mistura a aveia com a água e uma pitada de flor-de-sal;
  • Leva ao micro-ondas, a 700w, durante 5 minutos;
    • Se não vais muito à bola com comida cozinhada no micro-ondas, podes sempre fazer no tacho:
      • Ferve a água e junta a aveia e flor-de-sal;
      • Cozinha em lume brando até obteres a consistência desejada;
      • Junta mais água se necessário;

aveia 4

  • Depois de cozinhada a aveia, esmaga a banana com um garfo e mistura tudo;
  • Mistura também a baunilha em pó e as sementes de linhaça moídas;

aveia 5

  • Tempera com a canela e açafrão-das-índias;
  • Decora com as nozes, castanhas do pará, sementes de abóbora e melaço de cana;
  • Aprecia, enquanto ainda está quente;

aveia 6

Segue-nos nas Redes Sociais!

E carrega nessas Cenas Verdes!

aveia 7 aveia 8

Breakdown Calórico:

(A receita completa é um serviço)

Azul – 58% Hidratos

Vermelho – 32% Gordura

Verde – 10% Proteína

Nota:

Estas papas de aveia são muitas vezes o meu pós-treino. Se os macros não forem adequados à tua dieta, caso julgues que são demasiadas calorias, bem, come menos 🙂 

 

2 thoughts on “Papas de Aveia

  1. Responder

    […] a granola com as tuas taças de fruta, iogurtes, batidos, açaí, papas de aveia ou arroz, […]

  2. Responder

    […] adoro papas de aveia. São parte integrante da minha dieta, quase diariamente. Também gosto de papas de quinoa, millet […]

Deixar uma resposta