Açaí

 

Açaí

Diz-se que uma pessoa torna-se um pouco mais brasileira, cada vez que come esta pequena baga. Não é que alguém queira ser brasileiro (sem ofensas para os meus leitores brasileiros :p), mas afinal de contas, os “cara” são os reis do Jiu-jitsu Brasileiro. E nenhuma comida tem sido mais representativa do BJJ (Brazilian Jiu-jitsu) do que o açaí.

O Açaí

As bagas de açaí são pequenos frutos de cor púrpura escuro, de aspecto semelhante, embora muito mais pequeno, a uvas. São provenientes de um tipo de palmeira muito especial, que cresce somente em regiões muito específicas do globo, tal como a floresta amazónica e outras florestas tropicais na região norte da América do Sul.

Estas bagas são normalmente trituradas e processadas numa espécie de sumo grosso que é vendido congelado, um pouco por todo o mundo. Contudo, no Brasil, o açaí é também utilizado em todo o tipo de sumos, doçaria, gelados, batidos e compotas. As sementes e o óleo são até utilizados em vários produtos de higiene. Até nem é assim tão surpreendente, para um país que produz mais de 85% de todo o açaí vendido no mundo.

Os Macronutrientes

O açaí é uma fruta peculiar com valores nutricionais peculiares. Em cada 100 gr. de açaí puro, encontramos 13 gr. de proteína e 17 gr. de gordura. É extremamente rico, para uma fruta tão pequena, especialmente se comparado com outras bagas.

Atenção que estes valores são referentes à própria baga! O açaí vendido congelado é apenas a polpa, portanto o valor nutricional pode variar bastante de marca para marca.

The Science

Alguns estudos têm indicado o açaí como a comida com maior concentração de antioxidantes do planeta. Se não sabes o que são antioxidantes, sugiro que pesquises nesta página. Tem bastante informação disponível. De qualquer das formas, vou tentar explicar-te este tema de uma forma bem simples:

Quando acontece oxidação no corpo humano, produzem-se radicais livres. Os radicais livres são uns filhos da mãe que querem passar a guarda das outras moléculas e roubar-lhes os seus electrões. Os antioxidantes são a malta do bem que lhes vai passar o mata-leão e proteger as outras moléculas. Bom, é um pouco mais complicado do que isto, mas os antioxidantes fazem bem. É tudo o que precisas de saber.

Além de todos os benefícios que os antioxidantes presentes no açaí oferecem, esta baga também se tem mostrado eficaz em impulsionar o sistema imunitário, melhor o metabolismo e reduzir inflamação.

E pronto! Se te consideras um atleta, agora tens razões mais que suficientes para comeres uma bela taça de gelado de açaí! Se não te consideras um atleta, bom, cala-te mas é e come a m*rda da fruta!

Ingredientes:

400 gr. de Açaí Congelado
4 Bananas
1 Manga
Algumas Castanhas do Pará
Granola Caseira
Molho de Chocolate

Instruções:

  • Descasca a manga e corta-a em cubos;
  • Corta uma banana em fatias;
  • Atira com o resto das bananas para dentro do processador de cozinha (ou uma liquidificadora potente);
    • Se queres uma consistência igual à de um gelado, utiliza bananas congeladas, mas considera que vai demorar muito mais tempo a triturar;
  • Parte o açaí congelado em pedaços e junta ao processador;
  • Tritura tudo até que se pareça com gelado;
  • Serve na tua taça favorita, coberto com banana fatiada, manga em cubos, granola caseira, castanhas do pará e molho de chocolate; Serve it in bowls and top it with the sliced banana, diced mango, granola, brazil nuts and cocoa sauce;
    • Para fazer o molho de chocolate basta esmagar 4 tâmaras sumarentas (se utilizares tâmaras mais secas é importante demolhar em água durante 1 ou 2 horas) com um garfo, misturar uma colher de chá de baunilha em pó, duas colheres de sopa de cacau puro e água suficiente para ficar com uma textura cremosa;

açaí 1

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E carrega nessas Cenas Verdes!

açaí 2

Azul = 52% Hidratos

Vermelho = 40% Gordura

Verde = 6% Proteína

Nota:

  • 1 serviço é metade da receita de açaí, coberta com 1/2 banana, 1/2 manga, 4 castanhas do pará, 3 colheres de sopa de granola e 1 colher de sopa de creme de chocolate;
  • Os valores nutricionais variam bastante, claro, dependendo dos toppings que utilizares;
  • Se quiseres aumentar o valor da proteína, adiciona um pouco de proteína em pó ao gelado de açaí (eu aconselho a utilizar proteína em pó sem sabor, se não queres arruinar o sabor do açaí);
  • Se queres manter a cena baixa em calorias, utiliza menos granola ou come menos;
    • Ou então fica mais uma hora no tatame e para de chorar;

Esta publicação foi especialmente feita para a Frontline Academy, a minha segunda casa aqui na Noruega 🙂

 

1 thought on “Açaí

  1. Responder

    […] a granola com as tuas taças de fruta, iogurtes, batidos, açaí, papas de aveia ou arroz, […]

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