Leite de Soja

 

Leite de Soja

“If I could spend the rest of my life with my people, I would do it over and over again.”

Era dia de escola e eu acordava cedo. Nunca tive mau acordar. A minha mãe ajudava-me a vestir e preparava-me o pequeno almoço enquanto eu lavava os dentes. Normalmente torradas e leite com chocolate ou cereais com leite. Depois de comer, ela levava-me até à escola e deixava-me lá. A trabalho dela ficava mesmo no outro lado da rua.

Ruído Nasal

A caminho da escola eu sentia a barriga inchada, sentia-me enjoado, sentia-me mal disposto. Fazia uns barulhos estranhos com o nariz, como que a aliviar pressão pelas cavidades nasais. Não consigo explicar bem o som e nem o porquê, mas aquilo aliviava-me um pouco o mau estar. Ainda hoje me alivia. “Já estás outra vez com esses barulhos? O que é que foi agora?” – ralhava a minha mãe comigo. Porque isto não era um episódio único ou esporádico, isto repetia-se quase todos os dias. A minha mãe pensava que os meus enjoos matinais eram devidos ao nervosismo de ir para a escola. Eu também pensava, mas não percebia bem porquê. Eu até gostava de ir para a escola.

Bezerro

Fui crescendo e começando a odiar comer logo pela manhã. Foi bem, mas bem mais tarde, já eu tinha, provavelmente, uns 17 ou 18 anos, quando eu me apercebi que afinal o problema não era o pequeno-almoço, mas o que estava no pequeno-almoço. Fui asmático durante muitos anos e fiz um gazilhão de testes de alergias, tanto cutâneos como ao sangue. Tanto quanto sei, não tenho qualquer alergia alimentar, a medicamentos ou animais. A única alergia que tenho é ao pó doméstico. Mas a verdade é que era o leite que me arruinava as manhãs. Pode-se dizer que sou intolerante a lactose… ou então, simplesmente, não sou um bezerro.

Ingredientes: 1 litro de Leite

  • 1 Chávena de Feijões de Soja (secos)
  • 5 Chávenas de Água (mais água para cozer e demolhar)
  • 1 Colher de Chá de Baunilha em pó (opcional)
  • Xarope de Ácer, Xarope de Tâmaras, Agave ou outro adoçante (opcional)

Instruções:

  • Lava bem os feijões de soja em água corrente;
  • Demolha-os em água fria durante cerca de 8-12 horas;
  • Escorre a água;
  • Coze os feijões em fogo alto;
    • Deixa ferver durante uns 10 minutos, ou até estarem bem cozinhados;
    • A quantidade de água não é importante, mas convém utilizares água suficiente, acho eu;
  • Escorre a água e atira com os feijões para dentro da liquidificadora;
  • Junta 5 chávenas de água fria;
  • Zzzzzzzttttttt;

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  • Não tritures demasiado, ou vai ser mais difícil filtrar;
    • Demasiado quer dizer assim tipo capuccino, carregado de espuma;
  • Utiliza um coador de pano e filtra o leite;
    • Não apertes ou torças demasiado o pano, pois corres o risco de rasgar o saco e fazer uma grande cagada;
    • Este processo requer alguma paciência;
  • Guarda a polpa que fica no saco;
    • Esta polpa é conhecida por okara no Japão e pode ser utilizada para preparar uma série de receitas;
    • Pesquisa receitas com okara no google, vais encontrar muita coisa;
    • Podes guardar a okara durante 3 ou 4 dias no frigorífico ou congelá-la;

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  • Passa o leite que filtraste para uma panela;
  • Volta a cozinhar o leite, durante 10-15 minutos em lume médio;
    • O leite de soja tem tendência a formar uma pequena película na superfície, tipo aquela nata nojenta que se forma no leite de vaca, quando se ferve;
      • Esta película é conhecida por yuba e é vendida fresca ou seca e utilizada numa série de receitas na China, Japão, Coreia e outras países asiáticos;
    • Se não estiveres a fim de guardar a yuba para utilizar mais tarde, podes simplesmente removê-la ou simplesmente voltar a misturar no leite, já que normalmente dissolve-se;

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  • Quando o leite estiver pronto, prova-o e vê se te apetece juntar baunilha ou algum dos adoçantes sugeridos;
  • Deixa o leite arrefecer e guarda-o num frasco fechado;
  • O leite de soja fresco aguenta cerca de 3-5 dias refrigerado;

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Breakdown Calórico: (1 Chávena)

Azul = 23% Hidratos

Vermelho = 43% Gordura

Verde = 34% Proteína

Nota:

  • Estes valores são para o leite de soja simples, sem qualquer tipo de adoçante;
  • Se adicionares adoçantes como xarope de ácer, agave ou outro, tens de ter em conta que vais adicionar mais calorias;

 

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