Bagels

Que tal de fim-de-semana? Impecável não? Muita praia e coiso né? Aqui também, um espetáculo. Choveu parvamente desde sexta-feira e na segunda-feira fez uma máxima de 10ºC.

Bagels de farinha integral

Ando há meses à procura de bagels feitos de algum tipo de farinhas integrais, mas até agora, sem sucesso. Encontro bagels sem glúten em todo o lado, mas qual é a vantagem de comprar o mesmo produto, feito com farinhas ainda mais processadas do que farinha de trigo refinada? Claro que é importante que estas alternativas existam. Quem sofre de doença celíaca ou intolerância, de certeza que agradece, mas o produto final continua a ser muito pouco saudável. É raro encontrar um produto sem glúten que não contenha farinhas super refinadas.

Bom, cá em casa não temos qualquer problema com glúten e, por isso, uma receita de bagels sem glúten ficará para outra altura. Até porque não tenho muita experiência com este tipo de pães e fazê-los com uma farinha integral já é complicado o suficiente.

Aquela vez em que comi um bagel e coiso

Quando eu era puto, nunca comi um bagel. E depois cresci e também não comi muitos.

Eu não tenho histórias sobre tudo.

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Bagels
Bagels são basicamente uns pães com um buraco no meio. Vá, são uns pães com um buraco no meio, que são cozidos em água, antes de serem assados no forno.
Tempo Preparação 20 minutos
Tempo Cozedura 40 minutos
Tempo passivo 6 horas
Doses
Bagels
Ingredientes
Tempo Preparação 20 minutos
Tempo Cozedura 40 minutos
Tempo passivo 6 horas
Doses
Bagels
Ingredientes
Instruções de preparação
  1. Numa chávena, mistura o fermento, açúcar demerara e água morna (morna, não demasiado quente!);
  2. Deixa descansar durante 10 minutos, para activar o fermento;
    Bagels 1
  3. Numa tigela grande, mistura a farinha com o sal e junta a mistura de fermento e o melaço de cana;
    Bagels 2
  4. Prepara-te para um intenso combate com a massa;
  5. Amassa bem, à bruta;
  6. Deixa a massa descansar num local quente, durante cerca de 4 horas, dentro de uma tigela untada com azeite ou outra gordura e coberta com um pano húmido;
    Bagels 3
  7. Estica a massa com as mãos, formando um rolo comprido;
  8. Divide o rolo em 12 partes iguais;
    Bagels 4
  9. Se as partes não forem iguais, a massa vai expelir um gás venenoso que inflama-se em contacto com o ar;
  10. Forma bolinhas pequenas e, com as mãos, faz um buraco no meio e forma uma espécie de donuts;
    Bagels 5
  11. Deixa os bagels descansarem durante cerca de 1 hora;
  12. Coze-os em água a ferver, durante cerca de 1 minuto de cada lado; Podes juntar sal, açúcar e outros condimentos à àgua; Eu juntei bicarbonato de sódio, para dar um sabor de bretzel;
    Bagels 6
  13. Depois de cozidos, podes ornamentar os teus bagels com sementes, especiarias ou outros toppings a gosto; Eu utilizei erva-doce, flor-de-sal, pimenta preta, açafrão-das-índias, tomilho e sementes de sésamo;
  14. Leva os bagels ao forno, 180ºC, durante cerca de 30/40 minutos; Eu assei os meus num tabuleiro forrado com um tapete de silicone, mas também utilizar um tabuleiro untado com azeite ou outra gordura;
  15. Serve-os quentes ou frios, doces ou salgados, vale tudo aqui;
Recipe Notes
  • Estes bagels são relativamente pequenos;
  • Se preferires uns mais tamanho-sanduíche, podes utilizar estas quantidades para fazer apenas 6 bagels, em vez de 12;
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Bagels 8
Breakdown Calórico:
(Por Bagel = 1/12 da Receita)
Azul – 79% Hidratos
Vermelho – 4% Gordura
Verde – 17% Proteína

 

Bagels 7

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